A sustentabilidade é uma das maiores preocupações da Eco Floripa. Todo papel que utilizamos é reciclável e também todo material gerado no evento é 100% reciclado. Tentamos fazer ao máximo nossa comunicação com os participantes via internet.

Não produzimos coisa alguma que não possa ser reciclada, nada que vire lixo e vá para lixeiras comuns, inclusive contratamos empresas especializadas para fazer o recolhimento de todo material reciclável e orgânico, para dar destinação correta. Toda sinalização que utilizamos é recolhida ao final das provas e reciclada também. Outro exemplo é a não utilização de copos descartáveis para o fornecimento de bebida aos atletas

Por realizarmos eventos em trilhas, temos também toda uma preocupação com a preservação. Não fazemos trilhas nas praias sobre a mata de restinga. Todo atleta que é pego jogando lixo no percurso recebe punição por regulamento. As trilhas também são cuidadosamente abertas somente o necessário para passagem. Também fomos pioneiros como organizadores de corrida de rua a fazermos o plantio de árvores para compensação de carbono em Florianópolis: na Lagoa do Peri, Parque do Córrego Grande, Saco dos Limões/Via Expressa Sul, entre outros.

Somos conhecidos pela preocupação que temos em preservar o local das provas e isso é bem valorizado tanto pelos parceiros, quanto pelos atletas.