Você está aqui: Início Treinamento

Treinamento

E-mail Imprimir PDF
10º DesaFrio Urubici CAIXA – 52Km

Um treinamento para ser bem elaborado deve levar em conta a particularidade de cada pessoa, além de sua condição física atual, fase de treinamento e também sua “genética” para prova de longa duração. Se você quer o melhor treinamento, procure por um profissional da Educação Física para orientá-lo.
Para esta prova o treino é semelhante a uma maratona. Recomenda-se treinos em 6 dias por semana, sendo um dia com um treino longo (2 a 3 horas), dependendo é claro, de carga de treinamento de cada um, de preferência com subidas e descidas. Deve-se realizar mais um ou dois dias na semana com subidas e descidas, com bom grau de inclinação. Se houver local com trilha ou estrada de chão e subida, melhor ainda. A preocupação com treinos em subida e principalmente descida é muito importante, pois 50% do retorno da prova será em descida.
A teoria de que "para baixo todo santo ajuda" é verdade no que se refere ao tempo de prova, mas se não foi feito treino adequado a musculatura da perna "vai travar" nos últimos km. 

RECOMENDAÇÕES
O atleta deve se preocupar em:
- proteger-se do frio, (principalmente as extremidades do corpo) ;
- treinar em locais ou dias frios;
- treinar em locais com subidas e descidas;
- realizar treinos longos com o equipamento que irá usar no dia da prova, principalmente o que irá usar para transportar a água;
- estimar seu tempo de prova com acréscimo de 25 a 40% a mais do que numa prova, na mesma distância, em local plano;

Última atualização ( Seg, 11 de Março de 2013 11:28 )