Você está aqui: Início Press Corrida mais admirada do Brasil completa 15 anos

Corrida mais admirada do Brasil completa 15 anos

E-mail Print PDF
There are no translations available.

A corrida mais admirada do Brasil está completando 15 edições. No dia 24 de abril, 385 equipes tentarão completar o percurso de 150 quilômetros entre as praias, dunas e estradas de Florianópolis. A largada e chegada acontecerão no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. O primeiro pelotão sairá às 4 horas da madrugada de sábado, enquanto os atletas de elite iniciarão o desafio a partir das 7h15 horas. A chegada dos primeiros colocados está prevista para perto das 16 horas.

A história do Revezamento Volta à Ilha ASICS começou em 1996, com 220 corredores participando da largada e será completada, em 2010, com 3.500 atletas cruzando a linha de chegada. Esses números, reforçados por seis prêmios recebidos pela organização do evento, mostram o crescimento da prova a cada ano. E tudo começou com a vontade de mostrar que um esporte essencialmente solitário poderia ter um lado coletivo, aproximando pessoas em grupos que têm em comum a paixão por gastar a sola do tênis.

“Participei de uma prova de revezamento nos Estados Unidos em 1990 e 91 e fiquei com uma pulga atrás da orelha: não havia nada parecido no Brasil”, conta o professor Carlos Duarte, organizador do Revezamento Volta à Ilha ASICS. Algum tempo depois, ao passar pelo Pântano do Sul e por outras praias de Florianópolis, o professor percebeu que a cidade seria o lugar ideal para uma corrida longa de revezamento.
No entanto, participar como atleta era muito diferente de organizar uma prova dessa magnitude. “Foram dois anos conhecendo todos os detalhes da Ilha, mapeando estradas e trilhas e analisando a viabilidade”, conta Duarte. Isso tudo, é bom lembrar, aconteceu em uma época em que aparelhos de medição por GPS e a internet não eram facilmente disponíveis. Google Maps? Sem chance. “Consegui mapear 155 km (atualmente são 150), privilegiando as paisagens mais bonitas de Florianópolis, para que as 22 equipes corressem admirando a natureza”, diz, apontando a prioridade da época.

Com o passar dos anos, o Revezamento Volta à Ilha ASICS foi se profissionalizando e se tornando cada vez mais organizado e atrativo. As 22 equipes iniciais cresceram e são, agora, 385. Os atletas profissionais hoje dividem as ruas e trilhas de Florianópolis com corredores que procuram a prova para se divertir, para curtir a natureza ou apenas para fazer amigos.
A qualidade reconhecida da Volta à Ilha ASICS somou-se à explosão do esporte no Brasil, tornando a corrida verdadeiramente nacional: em 1996, apenas três grupos não eram de Santa Catarina, enquanto hoje o Estado corresponde por 16,5% das inscrições. O que não mudou foi a beleza dos cenários da capital catarinense, embora o professor Carlos Duarte admita ter feito concessões. “Tivemos que adaptar alguns trechos porque precisávamos de estacionamentos para os carros de apoio dos corredores”, diz. “Mas é um problema bom, que mostra que o evento cresceu e que é um sucesso, o que nos faz desejar que ainda venham muitas edições, cada vez melhores”.

Corrida mais admirada do Brasil

A Volta à Ilha ASICS é considerada por importantes revistas especializadas como a corrida mais admirada do Brasil. A Revista O2 premiou a Volta à Ilha com o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil” nos anos de 2007, 2008 e 2009. A Revista Mens´s Health a elegeu em 2007 como a “Melhor Corrida do Brasil”. Nos anos de 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram o Revezamento Volta à Ilha o “Melhor Evento de Aventura” do País.

Assessoria de Imprensa = Patrícia Pinheiro - (48) 8843.5699 This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it