Você está aqui: Início Press 17º Revezamento Volta à Ilha ASICS será neste sábado

17º Revezamento Volta à Ilha ASICS será neste sábado

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Chegou a hora de dar a largada do 17º Revezamento Volta à Ilha ASICS. Neste sábado, dia 14, 3.700 atletas estarão reunidos na maior corrida de revezamento do Brasil para desafiar os 140 km de percurso em torno da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Entre profissionais e amadores, o objetivo comum é ter um dia diferente com aventuras e muita superação. A prova começa às 4h15 e a cada 15 minutos um novo grupo de atletas inicia a competição. Ao todo, 400 equipes participarão do evento.

Criada em 1996, o Revezamento Volta à Ilha ASICS é realizado todo ano. Com 17 edições, a prova se consolidou no calendário de corredores de todo o Brasil que buscam uma corrida que associe diferentes terrenos, belas paisagens e integração entre os participantes. “A cada ano que passa, a prova fica melhor, e sempre traz alguma novidade. Sentimos que todos estão empolgados”, avalia Carlos Duarte, organizador e idealizador do evento.

Uma das novidades para esse ano são as mudanças do percurso, que está dividido em 19 seções. Os atletas que sempre desbravaram os limites de Florianópolis, como Jurerê Internacional, Santinho, Joaquina Campeche e Mole, agora terão duas trilhas a mais para enfrentar. Uma delas com 3,5 km, com 180 metros de altitude, que irá levá-lo da praia da Lagoinha até a praia Brava, e outra menor até a praia dos Ingleses. Outra inovação será a travessia de barco entre Sambaqui e o pontal da praia da Daniela.


Consolidação
Na primeira edição do Volta à Ilha, em 1996, eram 22 equipes participantes. Dezessete anos depois, o revezamento passou a contar com 400 equipes inscritas, e ainda é preciso fazer sorteio de vagas. “Hoje, a corrida é uma das mais procuradas no país. Parte das vagas são reservadas àqueles que participaram 6 anos ou mais, ou venceram alguma das provas da Eco Floripa no ano anterior ”, explica Duarte.

O Revezamento Volta à Ilha Asics consegue agregar atletas com diferentes perfis de preparos físicos, devido ao número de competidores por equipe e a diversificação das categorias. A faixa etária varia de 12 anos, na categoria participação, até quem tem mais de 50, na veterana. Mas a disputa por quais atletas vão terminar a prova no menor tempo fica por conta das equipes da categoria Aberta. A Paquetá Esportes/Asics, de Porto Alegre (RS), e Beckhauser Malhas, de Tubarão (SC), são as favoritas para concluírem o revezamento com tempo total de aproximadamente 8h50 min.

Solidariedade
A Eco Floripa Eventos Esportivos irá doar parte do valor da inscrição de cada atleta para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação - Serte, localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Atualmente, a Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e a 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade.

Volta à Ilha ASICS acumula prêmios
A mais recente edição da Revista Viagens e Turismo, de 2012, premiou o Revezamento Volta à Ilha ASICS como a 5ª melhor corrida do mundo. A Revista O2 entregou o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil”, nos anos de 2007, 2008 e 2009, ao organizador da prova, Carlos Duarte. Esse reconhecimento foi destacado também por outras importantes revistas especializadas do ramo. A Revista Mens´s Health a elegeu, em 2007, como a “Melhor Corrida do Brasil”. Em 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram a prova como o “Melhor Evento de Aventura” do país.

Premiação
Neste domingo, dia 15, às 9h30, haverá a entrega de premiação aos atletas vencedores do 17° Revezamento Volta à Ilha Asics no Majestic Palace Hotel, que fica na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.ecofloripa.com.br/voltailha.

Patrícia Pinheiro
Assessora de Comunicação - SC 51011-JP
Telefone: (48) 9656-2033
e-mail:     This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ou
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
skype e twitter: patvitara
Texto: Erich Casagrande   

Last Updated ( Thursday, 12 April 2012 18:38 )