Você está aqui: Início Press Tradicional Volta à Ilha ASICS reúne 3.600 corredores em 2011

Tradicional Volta à Ilha ASICS reúne 3.600 corredores em 2011

E-mail Print PDF
There are no translations available.

16º Revezamento Volta à Ilha ASICS - 150KM
30/04/2011

 Dar a volta completa na Ilha de Florianópolis é a meta dos 3.600 atletas que participarão da 16a edição do Revezamento Volta à Ilha ASICS, evento de corrida pedestre que já é tradição no calendário dos fanáticos pelo esporte. A largada para o percurso de 150 Km será dada no dia 30 de abril, a partir das 4h, no trapiche da avenida Beira-mar Norte. “O Revezamento Volta à Ilha foi a primeira prova do gênero no Brasil. Devido às belezas do percurso, ao estudo detalhado dele e à boa organização desde a primeira edição, esse é o evento de corrida mais admirado e disputado do país”, afirma o organizador da prova e presidente da Eco Floripa Eventos Esportivos, professor Carlos Duarte.

 O Volta à Ilha foi criado em 1996 e é realizado, anualmente, pela Eco Floripa. A prova tem um perfil inclusivo, pois permite que corredores de diferentes níveis de condicionamento físico possam participar. O trajeto compreende vários tipos de terrenos: mata, areia fofa de praia, duna, chão batido, asfalto, calçamento, aclives e declives. Além disso, o percurso reúne as mais belas paisagens de Florianópolis, como Jurerê Internacional, Forte de São José, Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava, Ingleses, Santinho, Moçambique, Rio Vermelho, Joaquina, Campeche, Armação, Açores e Ribeirão da Ilha.

 A largada começará às 4h e ocorrerá até às 7h30, sendo que, a cada 15 minutos, 30 equipes começarão a suar a camisa. O trecho mais temido da competição é o do Morro do Sertão do Peri, na Seção 19 (Sul da Ilha), quase no final da prova. Lá o terreno é de chão batido, com uma subida íngreme que atinge 250 metros de altitude. No dia, cerca de 400 pessoas trabalharão no evento, sendo que o maior grupo é composto por professores e alunos de Educação Física. A organização também contará com médicos, socorristas e Polícia Militar.

Reconhecimento e tradição

Com o passar dos anos, o Revezamento Volta à Ilha ASICS foi se profissionalizando e tornando-se cada vez mais organizado e atrativo. Em 1996, eram 22 equipes. Já nesta edição, estão inscritas 390. Elas estão divididas em oito categorias, podendo participar atletas a partir de 12 anos. No percurso, haverá 22 pontos de encontro (pontos de troca), onde os corredores irão se revezar. Os trechos variam de 3 a 15 km e o grau de dificuldade vai de fácil a muito difícil. O encerramento da competição será às 20h15, também no trapiche da avenida Beira Mar-norte.

 Nesta edição, mais uma vez a Paquetá Sports ASICS, de Porto Alegre, que foi campeã nos últimos cinco anos, é a equipe favorita. Mas a disputa não deve ser fácil, pois a segunda colocada do ano passado, Beckhauser Malhas, de Tubarão, promete aumentar o nível da competição. Aproximadamente 350 grupos não conseguiram vaga para a 16a edição do Volta à Ilha ASICS, que reúne equipes de 11 estados brasileiros, três da Argentina, além de competidores estrangeiros.

 

Volta à Ilha ASICS acumula prêmios

A Revista O2 premiou o Revezamento Volta à Ilha ASICS com o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil” nos anos de 2007, 2008 e 2009, reconhecimento observado também por outras importantes revistas especializadas do ramo. A Revista Mens´s Health a elegeu, em 2007, como a “Melhor Corrida do Brasil”, deixando a Corrida de São Silvestre no segundo lugar. Em 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram a prova como o “Melhor Evento de Aventura” do país.

Solidariedade e confraternização

A Eco Floripa irá doar parte do valor da inscrição de cada atleta para o Lar Recanto da Esperança, localizado no Rio Vermelho, em Florianópolis, com o objetivo de ajudar as comunidades carentes locais. Nos dias 28 e 29 de abril, será realizada uma feira de exposições e venda de artigos esportivos, no Majestic Palace Hotel. No dia 28, a feira será realizada das 14 às 19h. No segundo dia, das 10 às 21h. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.ecofloripa.com.br/voltailha/.

Patrícia Pinheiro
Assessora de Comunicação - SC 51011-JP
(48) 8843-5699 (Vivo)/9656-2033 (Tim)
e-mail e msn:
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
skype e twitter: patvitara

Last Updated ( Thursday, 31 March 2011 18:45 )