Slide thumbnail
REALIZAÇÃO

16º Desafio Praias e Trilhas
84km em 2 dias (solo/dupla/quarteto)

O Desafio Praias e Trilhas é primeira corrida ultra trail criada no Brasil, com sua primeira edição nos dias 19 e 20 de outubro de 2002, pela Eco Floripa Eventos Esportivos. Teve como inspiração um evento em que o Diretor da Eco Floripa, Prof. Carlos Roberto Duarte, correu no sul da França em 2000, o Verdon Trail Adventure, que tinha um percurso de 120 km, a serem cumpridos em três dias, pelo maior cânion europeu, as gargantas do Rio Verdon. Seu parceiro de prova foi o arquiteto francês Jean Pierre Bourdeleau, que veio a Florianópolis em 1998 e foi apresentado ao Prof. Carlos por André Schmitt, amigo e também arquiteto. O Prof. Carlos participou por três anos do Verdon e acabou por criar o Desafio Praias e Trilhas, em Florianópolis.

O percurso foi todo desenhado pela costa leste da ilha, perfazendo 82 km, divididos em dois dias; o esforço para realizá-lo, pela irregularidade do terreno a ser vencido, equivale a 60 km por dia. É uma prova das mais técnicas do país e com uma das paisagens mais deslumbrantes na modalidade, passando por trechos muitas vezes desconhecidos da população nativa da ilha. São trilhas, costões, pedras enormes, praias, subidas e descidas íngremes, com desnível positivo e negativo no primeiro dia de 1.137m e no segundo 1.160m.

Nas primeiras edições já contava com a participação de atletas, na maioria ultramaratonista, de diferentes regiões do Brasil, além da França, Portugal, Itália, Argentina e Uruguai. Pelo fato de ser uma prova para guerreiros (as), como também pelo seu ineditismo na época, nunca foi um evento para a grande massa e sim para um grupo seleto de atletas ultra trail, com tenacidade mental elevada, ou mesmo dizer para os realmente corajosos.