REALIZAÇÃO

16º Revezamento Volta de São Francisco - 90 km
14 de Setembro de 2019

Quando se fala em história do Brasil não se pode deixar de mencionar a cidade e ilha de São Francisco do Sul. Cidade portuária que, segundo registros históricos, em 1504 foi o primeiro local a receber a expedição de europeus, sendo pioneiro o navegador Binot Palmier de Gonneville. Quando ele chegou à ilha de São Francisco já era habitada pelos índios Carijós. Ainda assim, é considerada como sendo a primeira povoação do estado de Santa Catarina.

Atualmente ainda existem casarios centenários no Centro Histórico, que foram tombados pelo IPHAN. A corrida de Revezamento Volta de São Chico foi realizada pela primeira vez em 18 de setembro de 2004, quando a cidade completou 500 anos; tendo sido uma parceria entre a empresa Travessias e a Eco Floripa Eventos Esportivos.

É uma prova por equipe e foi desenhada para dar uma volta na cidade, com um percurso de 90 km. Tem saída e chegada ao Centro Histórico. As equipes podem ser formadas com três ou seis corredores, que tenham idade superior a 12 anos, sendo classificadas em 10 categorias por idade e sexo. No percurso há 15 postos de troca/revezamento, sendo a variação da distância entre os postos de 3 a 9 km.

Os participantes têm oportunidade de manter contato com a beleza natural da ilha, em trechos de estrada, trilha, rios e nas areias das 17 belas praias, além do Porto de São Chico e Centro Histórico.